Turismo de Pesca Esportiva

Secretaria de turismo lança rota de pesca esportiva no rio São Francisco

Na última semana, o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esportes, Thiago Santos, juntamente com a diretora do setor, Fernanda Silva, anunciou o lançamento do novo projeto da secretaria, que é o Turismo de Pesca Esportiva. O secretário adianta que esse projeto está previsto para começar no mês de março, visto que no dia 1º desse mês está aberta a temporada de pesca. Segundo ele, a importância desse projeto é, principalmente, o aumento do fluxo de turistas no município e a valorização de uma das maiores riquezas que é o Rio São Francisco, considerado o rio da integração nacional. “Com esse projeto vamos valorizar esse rio, que receberá turistas que irão beneficiar tanto o município de Piumhi, quanto as pousadas, ranchos, restaurantes e bares que estão à sua beira”. Thiago afirma que o objetivo da pesca esportiva é atrair o turista que gosta dessa modalidade, e, possivelmente, buscará hospedagem e, com isso, fazer de Piumhi um local mais procurado, principalmente, através dos registros fotográficos que serão feitos por esses visitantes.

O secretário informou que a rota turística está quase pronta e a próxima etapa consiste em cadastrar as propriedades que vão abrir as porteiras para o Turismo de Pesca, através de chamamento público, sendo eles, os ranchos e propriedades que queiram ser divulgados. “Com a participação desses proprietários e empresários, os turistas poderão ter acesso aos rios com seus veículos e barcos, ou se preferirem, poderão hospedar-se nos locais onde os proprietários já realizam esses passeios”, destacou. Thiago explicou que o cadastro dessas propriedades será feito de forma gratuita. Os locais, devidamente cadastrados, terão suas propriedades divulgadas nas mídias sociais da prefeitura e nas divulgações do trade turístico. Ele ressalta que para aqueles que forem praticar a pesca esportiva é necessário obter a carteira de pesca amadora.

LOCAIS DE VISITAÇÃO

Os locais para visitação ou prática da pesca esportiva são aqueles que margeiam os rios Samburá, Ribeirão Araras e São Francisco, uma região belíssima com cânions, cavernas, grutas, além de praias para banho. Se preferir, o turista também pode aproveitar para fazer o turismo de contemplação. A expectativa da secretaria é muito boa, inclusive já existe uma ocupação máxima nos meses de março e abril nas propriedades à beira do rio Samburá. “Acreditamos que vamos atrair mais turistas para o município que queiram fazer a pesca esportiva ou apenas conhecer essa região que é navegável e oferece passeios de até três horas de duração por diversos locais. Provavelmente, o município deve receber mais turistas no período de março a outubro, que é quando acontece a abertura da pesca”, finalizou o secretário.

Fonte: PMP – Assessoria de Comunicação de Piumhi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendar cobertura