Entrevista realizada em 2020 com a Jornalista Adriana Costa Almada – Sr. Ovídio Arantes de Melo (Pai dos pobres).
Ovídio Arantes de Melo é piumhinense, nasceu dia 27 novembro de 1932. Ele é um arquivo vivo da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) em Piumhi, área do Conselho Metropolitano de Formiga. Aos 87 anos de idade, o confrade Ovídio Arantes de Melo tem documentada toda a história da instituição na região dele. Como? O vicentino leu mais de cem livros de atas do Conselho Central e anotou as partes mais importantes, traçando um perfil histórico tanto do Conselho, quando das demais Unidades Vicentinas a ele subordinadas.
O arquivo resultou em 3 mil páginas redigidas e mais de 800 fotos. O que motiva uma pessoa a desenvolver um trabalho tão minucioso, demorado e sem recompensa financeira? O amor pela SSVP. “Ser vicentino para mim é o máximo, não deixaria de ser por nada”, conta. Além do arquivo digitado, o confrade Ovídio tem uma memória excelente e consegue lembrar-se de detalhes ocorridos há 74 anos, quando entrou para a instituição, além de outros fatos importantes, a exemplo da fundação da primeira Conferência de mulheres.
Ovídio, sem sombras de dúvidas, é um exemplo de vicentino. Hoje, com dificuldades de locomoção, continua a participar das reuniões da Conferência São Pedro Apóstolo e visitar as famílias assistidas. Por este e tantos outros motivos enunciados acima, é o homenageado na entrevista do dia dos Pais.
Confira a entrevista no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=HXDKYQHiTzo
Obrigada Sr. Ovídio Arantes de Melo pelo presente.
Obra: “História dos Vicentinos em Piumhi”.
Fonte: Jornal Ponto